Valuation é o termo em inglês que significa determinação do valor de empresas. Ao contrário do que muita gente pensa, um valuation não se destina somente à venda. Ele pode também servir como parâmetro para outros tipos de transações financeiras como investimentos primários e secundários, expansões de negócio, trocas de ações, contratos de opções e outros.
Existem diversos métodos de valuation, sendo os dois principais mais utilizados: Múltiplo EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado.
1) Método Múltiplo EBITDA
EBITDA é a sigla contábil em inglês “Earnings Before Income Tax Depreciation and Amortization” que em português significa” Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”, ou LAJIDA. Apesar da tradução existir, o termo em inglês é mais utilizado assim como acontece com a palavra valuation.
Para determinação do valor da empresa pelo método do múltiplo, o primeiro passo é o cálculo do EBITDA. Esse cálculo parte das demonstrações financeiras e conforme o setor e perfil da empresa são necessários diferentes ajustes, realizados pelo assessor de M&A, chegando-se a um EBITDA Ajustado.
Uma vez calculado o EBITDA Ajustado, o valor da empresa é obtido pela produto do múltiplo adequado vezes o EBITDA Ajustado. A grande questão fica em qual múltiplo deve ser utilizado. Esse valor depende de diferentes fatores e é fornecido por um assessor de M&A ou de investimentos após análise caso a caso. Entre os fatores que influenciam o múltiplo encontram-se: setor de atuação da empresa, localização, porte, perspectivas do negócio, sinergias possíveis, aquecimento do mercado e outros.
2) Método Fluxo de Caixa Descontado
O Fluxo de Caixa Descontado ou FCD é o segundo método para avaliação de empresas, sendo em geral mais complexo e demorado que o múltiplo. Nesse modelo, são feitas projeções do fluxo de caixa da empresa, geralmente anuais, a partir do histórico financeiro. Normalmente, a projeção tem como tempo mínimo 5 anos e máximo de 10 anos, variando conforme o setor.
Uma vez projetado o fluxo de caixa anual, o valor da empresa é calculado a partir dele. A avaliação pode incluir diferentes cenários conforme a visão do analista e perspectivas fornecidas pelo empreendedor. Esse método baseia-se em premissas complexas e cálculos executados pelo analista e novamente é importante conhecer bem o mercado e ter apoio de profissionais com experiência em transações do tipo para evitar erros que possam custar caro.
3) Outros métodos
Os demais métodos de avaliação de empresas incluem outros múltiplos (como receita por exemplo) e avaliações por valor patrimonial que consistem em analisar todo o patrimônio da empresa, incluindo imóveis, equipamentos, máquinas, estoque, disponibilidades, passivos, e outros.
4) Dúvidas
Tem dúvidas de por onde começar e qual o valor do seu negócio? Converse com os assessores da MAR Advisor.